quarta-feira, 10 de setembro de 2014

GRAFISMO: O QUE É? COMO USAR? ONDE ENCONTRAR?




Olá leitoras lindas, tudo bem? Então, hoje resolvi falar sobre grafismo. Isso mesmo, grafismo!
Esse foi o tema da minha aula de arte de hoje, minha professora logo perguntou "O que vocês acham que seria um grafismo?" e a maioria respondeu que se isso se relacionava ao grafite, mas não é.


Se olharmos no dicionário, grafismo significa a maneira de escrever e representar as palavras em uma determinada língua ou, o jeito particular de alguém escrever. Para vocês compreenderem melhor, vou usar o mesmo exemplo usado na minha sala: Os povos indígenas.


O povo indígena é bastante reconhecido através de seus desenhos que por muitas vezes para nós, parece um desenho abstrato e sem sentido algum ou até pode ser mesmo. O interessante é que, para eles(os indígenas) essa é a forma de escrita deles para representar algo do seu cotidiano em sua língua e eles nem imaginam que isso seja considerado arte, o que torna mais sensacional ainda o trabalho do ser humano.


Como por exemplo o jabuti, onde o seu casco é o mais alto de todos os cágados, tartarugas e etc. Eles o representam no desenho(no grafismo) pelo casco porém, modificando sempre algo de acordo com a linguagem deles. Cada povo irá ter sua adaptação.
Vocês devem estar se perguntando o por que eu estou falando de índios e desenhos mas é que nós estamos convivendo com isso no mundo da moda e muitas vezes não sabemos, aqui abaixo irei colocar fotos de looks com grafismos:
O grafismo nada mais é do que estampas geométricas, simétricas e com efeitos gráficos. Para quem tem medo de usar, aqui vai uma dica que eu sempre falo: CORES NEUTRAS ou, o básico e famoso PRETO E BRANCO pois no grafismo ele ganhou detalhes, cortes, linhas, formas onde nós podemos usar a abusar deles pois eles podem ajudar e disfarçar os defeitos do nosso corpo ou até mesmo, realçar o que nós gostamos.

Eu espero que vocês tenham gostado e que comecem a aderir o grafismo no seu cotidiano ou começar a perceber ele na nossa rotina pois você nunca deve ter ouvido falar do termo GRAFISMO mas já usou MUITO! 
Fiquem com Deus e até os próximos


9 comentários:

  1. oiii pode me dizer o que o grafismo tem haver com Tarsila do amaral também estou estudando sobre o grafismo e estou bastante curiosa com isso se puder me responder agradesso!
    BJS

    ResponderExcluir
  2. Adorei a informação tão util para meus objetivos . Parabens pela forma profunda e profunda !

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela matéria, me explicou bem o significado rs

    ResponderExcluir